De um fim



O Man Booker Prize para Julian Barnes não será demasiado lisonjeiro para os restantes elementos da shortlist. "O Sentido do Fim" é um romance muito bem curado, mas por muito que estejamos dispostos a elogiar a fina contenção de Barnes, qualquer superlativo que lhe dedicássemos seria um superlativo a mais.

Colossal Youth


Sendo circunspecto, como que justificando um atraso de 5 anos, diria que 'Juventude em Marcha' (2006), de Pedro Costa, é um filme magnífico (o Luís Miguel Oliveira chamou-lhe obra prima, está no seu direito, e eu no direito de concordar).

Hallam Foe (2007)


Internal Affairs

Minister of Unfinished Affairs. O único cargo político para o qual as teses nos preparam.

Zenit

O empate com Zenit deixou uma tristeza que há muito o futebol não me trazia. Pouco capaz de expiar a desolação, por uma vez, restou-me maldizer um apego excessivo às lides da bola. Na manhã seguinte, ao meu lado, no Intercidades, sentou-se uma rapariga com um cachecol do Porto. Por estas linhas imito-lhe o gesto. Nenhuma outra imodéstia nos seguirá pelos anos, dediquemo-nos, sem pudores, à ostentação das paixões vencidas.

Não

A capacidade de dizer "não" é um dos esteios fundamentais da liberdade de escolha. No entanto, quando pensadas as ameaças ao bom uso do "não", logo foge a ideia para regimes de violência e coerção, logo anuímos solidários com os totalitarismos, tirando o corpinho da equação.

 Poucos percebem o quanto são reféns de um ego que sinaliza a lisonja antes de se dedicar à escolha múltipla que dela decorre. A possibilidade de dizer "não" confere um poder que tende a ser activado com parcimónia: pelo gosto em agradar quem nos lembra; pela consciência de que a activação do poder do "não" o destrói a prazo - a sua reiteração tenderá a aniquilar a motivação dos proponentes.

Valham-nos os vícios que, impondo faltas de tempo simultaneamente insuperáveis e injustificadas, se interpõem como impossibilidades de "sim". O real da vaidade é a impotência. A impotência é uma escolha quando alicerçada em vício.