Da ingratidão



Um tri-campeão que nunca conseguiu menos que os oitavos de final da Champions e que vê a sua equipa ser depauperada das  mais valias a cada Verão,  merecia um pouco mais de respeito. Não digo dos adeptos dos outros clubes - após 3 anos de olímpico deserto, têm todas as razões para o querer ver ao longe. Mas, francamente,  não deixa de ser triste ver tanto portista cair na tentação populista ou, pior, na desmemória  de Del Neris, Octávios, Couceiros, Fenrnandez e CoDriaanses (eu sei, é triste mas o Mourinho não volta). Gostam de boas conferências de imprensa? Consolem-se com o Quique no youtube.

Muito bem. Demos de barato que o  Benfica está melhor - esqueçamos até que está fora da Taça de Portugal, que beneficia da  contenção de esforço de quem se pôde passear pela Liga Europa, esqueçamos ainda que tem contado com inefável apoio de Ricardo Costa na fragilização cirúrgica de Porto e Braga - o castigo de Vandinho é uma pulhice sem nome).

Mas ponderemos , este ano o Benfica investiu 33,2 milhões de euros enquanto que o Porto teve franco saldo positivo às custas - pagas, claro, por Jesualdo -  das saídas de Cissoko, Lisandro e Lucho. Perante isto, caros portistas, tenham juizinho e façam o favor de  não sonegar, do alto da vossa ingratidão, o mérito a quem já tanto vos deu. Da minha parte, aconteça o que acontecer este ano, Jesualdo continua a ser  o meu treinador.

Comments:
Infelizmente há portistas, muitos, que não merecem o clube que têm.

Felizmente quem manda não dorme.

Sobre o Jesualdo, apenas digo que está ali, ao lado de Pedroto, no topo dos treinadores do meu clube.

Sobre este campeonato, a seu tempo se saberá o porquê do silêncio do clube perante o que está a passar. Aguardemos.
 
A isto chama-se bom perder. Chega a ser comovente.
 
senti parecido com Paulo Bento esta época no Sporting. a ingratidão é uma coisa que me aborrece.
 
Ao senhor anónimo: o que se passou com Bento foi o contrário. Ele queria sair e a direcção rogava-lhe para ficar e ele lá foi aguentando até não poder mais.

Quanto ao Jesualdo, acho que o Bruno tem razão. Além do mais, quem consegue (quase) reabilitar Mariano e Varela para o futebol merece mais do que lhe dão. O túnel da Luz tem muito que se lhe diga, mas como vivo do outro lado da segunda circular, num clube que acabou de dar uma valente machadada na era Jesualdo, não me vou esticar nos comentários. A verdade é que ninguém está inocente no futebol português: quando não é a fruta é o túnel. Só é pena o meu Zpórten não saber jogar fora das 4 linhas... E dentro delas é mesmo de vez em quando.
 
Romudas:

referia-me à ingratidão dos adeptos, nada mais. e sim, muita gente foi ingrata com Bento - e continua a ser.
 
aplaudido.
conheço portistas que dizem (disseram) mal de todos os treinadores, inclusive do mourinho! e por achar que ele merece respeito é que não sei se devemos sujeitá-lo a um ano penoso de enorme pressão.

mas não deixava de ser ironico que ele continuasse e voltasse a ganhar uns quantos campeonatos. o homem merecia sair em grande.
 
Subscrevo o que diz o Bruno. Além disso, na época passada, o FCP tinha apenas mais dois pontos à mesma jornada.
Por curiosidade, observe-se aquele senhor ao minuto 4:29 (não esquecendo os demais, naturalmente ;)) http://www.youtube.com/watch?v=k5aj-EwLiLM
 
Caro Bruno,
Tem uma boa dose de razão. A ingratidão é uma das mais ignóbeis condições humanas e, nessa perspectiva, o post inteiramente certeiro. Mas não chega. O Jesualdo é um trabalhador competentíssimo aplicado no treino semanal e um profissional sério mas… é incapaz de reagir. O seu oposto, António Oliveira, aos vinte minutos já havia apreendido o sentido do jogo e procedido a alterações (Um “Barca Velha” a quem se recordar de uma substituição do Jesualdo antes do intervalo (Por lesão ou expulsão não conta). O Jesualdo é um explicador: prepara bem o seus “aluno”, é competente, mas na hora do exame (jogo) é incapaz, tal como, o explicador de intervir. E padece de um outro problema. Tem demasiado receio disto ou daquilo. De resto, a única cosia que não perdoo foi o jogo da luz este ano com o inenarrável Guarin. Jesualdo convenceu-se que o empate era um bom resultado numa fase em que o Porto se aproximava do benfica e este tropeçava. Faltou fibra e esse jogo marcou o resto da campeonato.
No mais, o Bruno tem razão. Devemos-lhe muito e alguns jogadores mais ainda (Bruno Alves, Fernando, Raul Meireles, Cissockho, etc. …). Na hora da despedida, devemos ser gratos e reconhecer o profissional probo e vitorioso que por aqui passou. Os lenços brancos devem ficar em casa. Quem os levar para o Dragão é ingrato ou estulto. Em qualquer dos casos é grave.
 
Bruno,

eu estou à vontade para falar do ferreira. Nunca gostei dele desde o primeiro dia. Nos campeonatos que o FCP tem ganho há uma boa dose de demérito dos adversários - cf. a classificação nas mesmas jornadas dos últimos três anos - e o futebol que a equipa pratica tem sido pobre. Sou incapaz de, nestes quatro anos, me lembrar de dez boas exibições do FCP - Braga e Sporting este ano, Benfica em casa (07/08), Fenerbaçhe fora, Manchester fora, Marselha fora e pouco mais. E não é à toa que aqui apenas estão jogos com boas equipas. É apenas nesses jogos que a equipa aparece com motivação e garra suficientes para jogar à bola. Os jogos contra os pequenos, principalmente em casa, são de uma confrangedora monotonia - Jesualdo tem sido incapaz de arranjar uma fórmula para derrubar as barreiras defensivas. (não estou a pedir goleadas à Jesus, ok?)

Por muito que perceba o que está escrito no texto, a perda de jogadores importantes não serve de desculpa. Vejamos: Quaresma foi trocado por Hulk e Rodriguez; Lisandro por Falcão; Cissokho por Álvaro Pereira; Bosingwa por Cissokho(seis meses atrasado); Pepe por Rolando; Assunção por Fernando; Lucho por Ruben Micael (os mais longos seis meses da vida de Jesualdo no clube).

E já que falaste em Taça: apenas uma ganha por Jesualdo. Já para não falar nas derrotas com o Sporting para a Supertaça. E a eliminação frente ao Schalke - a primeira mão...

E porque o texto vai longo, fica o link de textos sobre o Jesualdo (não é de agora). O homem irrita-me, que querem que faça?

http://tijolo-com-tijolo.blogspot.com/search/label/Jesualdo
 
ó Bruno, os jogadores suspensos não bateram em ninguém?! Tou a ver que temos de dirimir isto com a Ivanovic!
 
estou muito agradecido ao jesualdo pelo tetra, pelas boas épocas e pelas boas vendas que fizemos nos ultimos anos mas este ciclo está a terminar. arrastar o jesualdo para mais uma época será um erro.
 
Juju acabou, não tens categoria para continuar no meu clube, esgotas-te os teus conhecimentos e o estar neste clube Raus........
Rei morto Rei posto .......Domingos viva o novo REI.
 
Bruno é para que veja quando se trata de adeptos é tudo igual, não serve?
-rua.
Estes adeptos com uma particularidade mais sinistra, não deixaram os jornalistas, captar imagens deles mesmo quando lançavam apupos generosos á equipa do FCP.
Por mim, mais feito e mais cobarde
 
Concordo inteiramente

Fica Jesualdo, estás perdoado por
- Convocar o Nuno Coelho em Londres
- Dispensar o Ibson por ser "leve" e contratar o Guarin dos "pés quadrados"
- Dispensar o Paulo Machado para França e contratar o Valeri
- Dispensar o Bollati para a Fiorentina, o Pelé para o Valladolid e contratar Tomás Costa e Prediger
- Dispensar o Vieirinha, Alan, Tarik e contratar o Mariano
- Dispensar o Evaldo há 2 épocas atrás e contratar aqueles defesas esquerdos cujo nome já se desvaneceu
- entre outras.

A nossa gratidão é eterna, mas é tempo de mudar.

JC
 

Enviar um comentário

Comentários



<< Home