Lévi-Strauss 1908-2007 (and counting)


Lévi-Strauss faz hoje 99 anos.
"Durante semanas inteiras, nesse planalto do Mato Grosso Ocidental, tinha estado obcecado, não mais por aquilo que me rodeava e que eu não voltaria a ver, mas por uma melodia muito batida que a minha recordação ainda empobrecia mais: a do Estudo número três, Opus 10 de Chopin, na qual me parecia, por uma ironia a cujo amargor eu também era sensível, que tudo que deixara para trás de mim nela se resumia" (Lévi-Strauss, Tristes Tropiques).

Chopin, Estudo Op. 10 Nº 3

À medida que a morte se insinua, o que já deixámos para trás recobre-se de tonalidades dramaticamente próximas daquilo que ainda vemos. Adensa-se a ideia de que no fim, isto e aqueloutro, tudo ficará para trás; também, que para tudo haverá, não sabemos bem quando, um último aceno de despedida.
Antes que seja tarde e um de nós se vá (nunca fiando), aqui fica o meu aceno. Aqui fica a tua música.



<< Home