Os machos da Nissan

A Nissan tem uma campanha em que promove um daqueles veículos todo o terreno com os seguintes dizeres:
Para quem pensa que Blush e Gloss são jogadores estrangeiros.
[Fotografia do Jipe ou Pick Up, não recordo]
Para homens a sério!

Ora bem. A questão que me surge interessante é que todos os potenciais compradores, aqueles a quem justamente a quem este anúncio apela, são, segundo o conceito Nissan, homens que não cumprem requisitos. Explico, a mensagem deste anúncio só poderá ser capatada no seu sentido humorístico de masculinidade hiperbolizada e estereotipada se os homens do público-alvo souberem que Blush e Gloss são elementos de cosmética feminina (não necessariamente só). Portanto, este anúncio dirige-se aos homens que, não cumprindo com a desejada ignorância a de factos tidos supérfluos à masculinidade, se revêem num ideal de homem que lhes escapa. Por isso quando virem um tipo a conduzir um desses Nissans, já sabem o muito que ali está em causa, psicanaliticamente falando.

P.S. Já não falo de Blush e Gloss, mas poder dizer a "linha do teu eyliner como meu horizonte" sugere um tipo de "homem a brincar" (para a Nissan) em que me revejo.



<< Home