Expectativa

Embora a norma seja a nomeação de um cardeal, pela lei católica qualquer homem baptizado poderá vir a ser eleito Papa. Ou seja, em teoria eu estou na corrida. Postas assim as coisas não é improvável que João César das Neves aguarde o conclave com uma certa esperança mas, a avaliar pela casta doutrinária, decerto que este fervoroso leigo não se importará de perder para Ratzinger. Quanto a mim, se algo de absurdo acontecer, obviamente excomungo-me. Interessa-me muito o cristianismo dos evangelhos, interessam-me pouco os poderes institucionais que neles se legitimaram. Jesus, apesar de baptizado no Jordão, se andase por aí não teria mais hipóteses do que eu. Mesmo os pães infindamente multiplicados poderiam muito pouco perante a complexa filigrana de um poder que espantosamente se vem perpetuando desde há 17 séculos.



<< Home