Ansiedade

O site da Uefa escolheu dois jogadores para lançar a final, Fernando Morientes e Vítor Baía. Não chegaram lá à toa, curiosamente, ambos foram profundamente injustiçados nas suas carreiras, mas, ainda que às vezes ingrato (como bem disse Fernando Santos), o Futebol sabe reconhecer as suas estrelas, os seus filhos queridos. Para mim o o futebol é uma ordália de genialidade. Creio, pois, que a cruel metáfora da "eliminatória" serve tanto para as provas ordálicas impostas pelos deuses, como para a jornada da Liga dos Campeões. Chegar à final também pode ser chegar àquela Ítaca, onde o Futebol, qual esperançosa Penélope, beija os seus heróis.




Mourinho 2001/2002 [aos seus jogadores após substituir Octávio Machado]: Nós vamos ter que lutar que nem cães até para nos conseguirmos apurar para a taça Uefa, mas nós chegaremos lá se fizerem o que eu vos peço" [a taça Uefa seria vencida pelo Porto em 2002/2003, Final da liga dos Campeões em 2003/2004]

Benni McCarthy ao site da Uefa: Nós aprendemos que se confiarmos no Mourinho e fizermos o que ele nos pede, então o que ele promete torna-se realidade.

Mourinho (25/05/2004): Depois da final quero sair abraçado aos meus jogadores. Com alegria ou com tristeza, mas abraçado.



<< Home